Qual o melhor ionizador de piscina?

Existem diversas opções e formas de manter a água da piscina limpa e própria para banho, sendo que alguns tratamentos são considerados melhores e mais eficazes do que outros, por diversos fatores, como é o caso dos ionizadores de piscina. No entanto, o mercado brasileiro também oferece diferentes tipos de ionizadores, sendo alguns mais eficazes que outros. Veja a seguir como escolher o melhor ionizador para sua piscina.

O que é tratamento por ionização?

Considerada uma alternativa ecologicamente correta, a ionização é um tratamento para água potável, que foi desenvolvido pela NASA e utilizada nos primeiros voos espaciais tripulados, durante o período do Projeto Apollo. Esse tratamento consiste, basicamente, na liberação de íons de cobre e prata sem agredir o meio ambiente. Nas piscinas, seu funcionamento é bastante simples: um painel eletrônico aplica energia sobre eletrodos de cobre e prata, que liberam os íons durante a recirculação da água, em quantidades mínimas e completamente dentro da potabilidade da água.

Esse tratamento é realizado de forma automática e mantém o residual ativo que protege a água de contaminação durante os períodos em que a recirculação está desligada. Além disso, os íons são estáveis e não são dissipados mesmo em piscinas aquecidas ou dias de sol intenso. O resultado é uma piscina com água cristalina e saudável, já que o cobre é algicida e a prata completa o tratamento combatendo vírus, bactérias e fungos.

É possível tratar a água da piscina sem a utilização de cloro?

Segundo o Engenheiro Químico da Pure Water é possível e seguro manter uma piscina residencial sem cloro ou utilizando o produto de forma eventual. A exigência legal de manter sempre cloro em piscinas é exclusivamente para piscinas coletivas, ou seja, piscinas públicas, clubes, academias, hotéis, pousadas e etc.

“Em piscinas residenciais é perfeitamente possível manter o tratamento automatizado e água tratada com ionizadores de cobre e prata e a aplicação de um oxidante a cada 10 dias (o espaçamento entre as aplicações pode ser maior ou menor dependendo da frequência de uso da piscina e o aspecto da água)”, explica Takamoto.

Ainda segundo o engenheiro químico “se o desejo for manter sua piscina residencial totalmente sem cloro, há os seguintes oxidantes sem cloro: Peroxido de Hidrogênio ou Monopersulfato de Potássio comercializados pelas Empresas Maresias, Hidroall e Genco. O cloro também é um oxidante potente que pode ser usado em conjunto com ionizadores Cobre e Prata”.

Afinal, qual é o melhor ionizador de piscina?

Existem alguns tipos de ionizador no mercado brasileiro, mas só um segue os padrões americanos e europeus com eletrodos em uma liga de prata e cobre, o ionizador Pure Water. Outros ionizadores só usam eletrodos de cobre, que elimina apenas algas, deixando a água cheia de bactérias e vírus.

A importância e a necessidade de ter íons de prata no tratamento da água da piscina é que a prata combate e controla a proliferação de bactérias, fungos e vírus, já o cobre controla as algas e é pouco ativo para outros micro organismos. Por isso, se você está em busca de um tratamento que deixe a água da piscina cristalina e, também, saudável para os usuários, exija um ionizador que possua, comprovadamente, íons de prata e cobre.

Vale ressaltar que alguns fabricantes, apenas quando solicitados, dão um pequeno “banho de prata” nos eletrodos, o que não resolve e não é uma boa alternativa, pois assim que o banho de prata se desgastar o eletrodo passa a ser apenas de cobre novamente, deixando a água suscetível a proliferação de fungos e bactérias.

A título de informação e como forma de comprar a segurança e eficácia da ionização, grandes empresas como Unilever, Nivea e Samsung, também utilizam, hoje em dia, a tecnologia de íons de prata em alguns de seus produtos e equipamentos.

Qualquer tipo de piscina pode ser tratado com ionizador?

Sim. O tratamento por ionização é recomendado para qualquer tipo de piscina, seja de fibra, vinil ou alvenaria/concreto, já construídas ou em construção. Além de ser eficaz no tratamento da água, o ionizador aumenta a vida útil do vinil e da fibra, além de rejuvenescer os azulejos, sendo considerado também uma das melhores relações custo x benefício no que diz respeito ao tratamento de água de piscinas residenciais.

Agora você já sabe, o melhor ionizador de piscinas é o Pure Water. Entre em contato com a gente para mais informações e escolha o melhor tratamento para a piscina da sua residência.

Leave a Reply

Your email address will not be published.