Piscina com água verde? Veja como tratar!

piscina-com-agua-verde

Ver a água da piscina esverdear é muito mais comum do que se imagina. Quando isso acontece significa que a água não está saudável e, provavelmente, imprópria para banho. Se isso está acontecendo na sua residência, condomínio, clube ou hotel, saiba que é importante trata-la o quanto antes, para impedir que o problema se agrave e torne mais complicado o tratamento.

Nesse artigo você poderá conferir um passo a passo de como resolver o problema da água verde na piscina, além de aprender os melhores métodos de prevenção, para que você possa manter a água sempre saudável e apropriada para uso.

Por que a água da piscina fica verde?

O problema ocorre devido a proliferação de algas, que são trazidas pelos ventos, chuvas e vegetação próxima à piscina. As piscinas de hotéis e pousadas, por exemplo, precisam de muita atenção e cuidado, já que geralmente ficam próximas a locais com muita área verde e vegetação. Isso faz com que elas sejam mais propensas à proliferação das algas, além de outros microrganismos.

Os produtos químicos utilizados no tratamento das piscinas são os responsáveis por manter a água limpa e ideal para uso. Quando o tratamento não é feito da forma correta e na periodicidade ideal, a água pode ficar verde. Talvez por isso, as piscinas de residências, onde não há um profissional dedicado a tratar e cuidar dessa área, sofrem mais comumente com esse problema, do que as de clubes, hotéis e etc.

Confira abaixo um passo a passo de como tratar a piscina com água verde.
Caso queira uma solução definitiva e automática que evita 100% que sua piscina fique verde com algas, saiba mais sobre o Ionizador Pure Water, único no Brasil com Cobre e Prata que elimina todo tipo de alga de sua piscina e funciona automaticamente.
www.purewater.com.br

Como tratar manualmente?

Quando os níveis de cloro, pH e alcalinidade da água das piscinas não estão ajustados, podem causar diversos problemas para a saúde dos banhistas, como ardência e irritação nos olhos, além do ressecamento da pele e tantos outros. Por isso, é importante sempre usar fitas de teste para verificar a qualidade da água. E esse é também o primeiro passo para iniciar o tratamento da água verde.

Os parâmetros ideais são: pH entre 7,0 e 7,4; alcalinidade entre 80 e 120 PPM; cálcio entre 250 e 450 PPM e cloro residual entre 1,0 e 1,5 PPM. Se estiver algo diferente disso, indica que a água não está própria para banho e deve ser tratada antes de ser liberada.

O segundo passo é saber o volume da piscina, ou seja, saber quantos litros de água há nela. Isso é fundamental para usar a quantidade certa de produtos químicos. Depois você precisará misturar cloro, floculante e algicida na água da sua piscina, seguindo a recomendação no rótulo dos produtos. Por exemplo, algumas marcas de cloro granulado indicam usar 14g para cada 1000 litros de água.

Em seguida, faça a limpeza comum, usando a peneira para tirar toda a sujeira superficial e o esfregão para limpar o chão, as laterais e todos os cantos da sua piscina. Com isso, você também estará ajudando a misturar os produtos que acabou de aplicar na água. Esse procedimento dará início a desinfecção e eliminação das algas.

Ligue o filtro na posição “filtrar” e deixe os produtos agindo durante cerca de 6 a 24 horas, ou até que as algas possam ser vistas no chão ou flutuando na água da piscina. Com as algas decantadas para o fundo da piscina ficará mais fácil fazer a limpeza. Use o aspirador para limpar o fundo, drenando a água. Caso algumas algas fiquem boiando, utilize a peneira para limpar.

Ao final, deixe o filtro trabalhando por mais algumas horas até que a água fique cristalina e, antes de liberar para uso, faça novamente o teste para verificar os níveis de pH, alcalinidade e cloro.

Como manter a piscina sempre limpa e evitar que fique verde?

A Piscina precisa de cuidados durante todo o ano, mas no verão a atenção deve ser redobrada, já que o uso é constante. No inverno, é importante manter a água saudável para que não corra o risco de ficar extremamente suja e impossível de recuperar.

Portanto, cuide do pH da água verificando de 2 a 3 vezes na semana durante o verão, e uma vez por semana durante o inverno. Mantenha o filtro, a bomba e o skimmer sempre limpos. Corrija o nível de cloro sempre que necessário, verificando pelo menos uma vez por semana. Sempre retire os resíduos e sujeiras que caem na água, como folhas, plantas e insetos. No inverno, uma boa dica, é usar uma capa protetora sobre a piscina.

O Ionizador Pure Water, único no Brasil com íons de Cobre e PRATA, é uma solução automática, ecologicamente correta, simples e eficaz de manter a água da piscina sempre saudável, principalmente para quem não tem muito tempo para realizar os tratamentos. Basta instalar para que o ionizador Pure Water trabalhe sozinho, mantendo a água sempre saudável e diminuindo muito a necessidade de cuidados e tratamentos manuais. Quer aproveitar muito sua piscina sem muito trabalho ou dor de cabeça?

Aproveite as dicas e cuide da água da sua piscina para que ela esteja pronta para uso assim que o verão chegar!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.