O varejo de piscinas e acessórios em tempo de COVID: Sugestões para adaptar sua loja de piscina.

As lojas do mercado de piscinas, já reabriram suas portas há mais tempo nos Estados Unidos, e com isso podemos aprender algumas coisas e tentarmos aplicar aqui no mercado brasileiro.

Isso tudo aconteceu tão rápido. No início do mês de Março estava tudo como antes, mas em um espaço de três meses o varejo de piscina e spa se transformou. Muitas lojas ao redor do país foram forçadas a fechar temporariamente; outras permaneceram abertas, mas os varejistas concordam que a pandemia os forçou a repensar seu layout e comunicação com seus clientes.

Kathi Belcourt, gerente de uma loja nos Estados Unidos, AquaTech Pool, foi um dos varejistas que fechou completamente sua loja assim que as recomendações fique-em-casa chegaram na região. “Nós fechamos nossa loja imediatamente, para a segurança dos nossos empregados assim como dos clientes.” explica Belcourt. A AquaTech finalmente decidiu que eles poderiam reabrir a loja no verão ( Junho ), mas a questão então era como fazer isso de forma que todos ficariam seguros e confortáveis.

Belcourt explica que ela aproveitou a oportunidade para realmente examinar o layout de sua loja durante o tempo que esteve fechada para criar formas fáceis e confortáveis para poder atender seus clientes e ainda manter uma distância segura.

“Felizmente, eu já havia encomendado algumas novas prateleiras de exibição de um de meus fornecedores de produtos químicos — elas são brilhantes e coloridas, e exatamente 1,2 metros de comprimento — o que as torna ideal para criar um distanciamento social natural!” Belcourt decidiu posicionar as prateleiras na entrada da loja, e colocou ‘pontos’ de distanciamento social na extremidade de cada prateleira e a 1,8 metros de distância. “Posicionando os pontos na ponta de cada prateleira, conversar confortavelmente um com o outro tendo a prateleira entre nós, e isso evita que a situação seja estranha.” disse Belcourt.

Da mesma forma, Dan Lenz, gerente na All Seasons Pools & Spas nos EUA, também teve que decidir como reconfigurar sua loja para tornar mais fácil o distanciamento social entre os clientes e ainda manter a movi mentação pela loja de forma eficiente. “Nós costumávamos manter nossos produtos químicos no fundo da loja — da mesma forma que os mercados mantêm o leite no fundo da loja,” diz Lenz. “No entanto, agora estamos utilizando baldes de cloro como sinalização através da loja para ajudar a garantir o distanciamento social.” Lenz diz que os baldes são realmente úteis para criar corredores de fluxo de clientes para dentro e para fora da loja.

O All Seasons reabriu seu showroom de vendas em meados de Maio, mas Lenz reconhece que as novas ‘reformas’ não são perfeitas e diz que novas modificações estão acontecendo diariamente conforme são necessárias. “Por sorte nós temos uma grande área externa e coberta que serve como uma extensão da loja, então nós focamos em atender ao cliente nessa área externa quando possível.” Lenz explica que agora eles têm marcações no chão tanto dentro quanto fora da loja também, como sinalização para garantir uma distância segura e também manter o fluxo dos clientes. “Os clientes esperam do lado de fora nos pontos designados, e então nós trazemos cada cliente para dentro da loja com um vendedor pessoal que o guia através da loja, pega o que o cliente precisa, e o acompanha para fora novamente, assim nós podemos ter o controle do número de pessoas na loja o tempo todo.”

Diferente da AquaTech e da All Seasons, Clements Pool Service & Supplies na Flórida, não precisou fechar suas lojas nesta primavera por causa da pandemia. “Nós permanecemos abertos nos últimos meses, então realmente estamos ajustando nosso espaço de exposição para encontrar formas de manter uma distância segura entre os funcionários e clientes enquanto caminhamos juntos.” diz Misty Clements, proprietária da Clements Pool. Felizmente para Clements, sua loja passou por uma grande reforma dois anos atrás, durante a qual retiraram as paredes e expandiram sua área de vendas. “Durante nossa modificação fizemos uma grande reorganização e abrimos muito espaço para que os clientes não se sentissem claustrofóbicos, o que tem sido muito benéfico agora que implementamos os protocolos de distanciamento social em nossa companhia.” ela explica.

 

ORGANIZANDO A EXIBIÇÃO

Nos Estados Unidos a análise/teste de água é um dos serviços mais procurados na loja, então ajustes para manter a estação produtiva são cruciais em meio às restrições de distanciamento social. Jamie Novak, gerente de uma marca de produtos químicos e expert em varejo, com mais de 15 anos de experiência na indústria, sabe disso muito bem.

“A localização e eficiência da estação e operação da análise/teste de água são fundamentais para a renovação de qualquer loja de varejo durante essa pandemia.” ela diz. “Uma multidão envolta do balcão de serviço de análise de água não é mais uma opção.”

Clements diz que os novos procedimentos de espaçamento entre linhas podem realmente ajudar a vender, dando mais tempo e espaço para o cliente poder ver um display bem posicionado. “Os clientes formam uma linha e esperam a estação de análise de água, então nós colocamos marcações a cada 1,8 metros para manter uma distância apropriada entre as pessoas e também manter a fila agradável. Adicionamos um novo painel que promove novos produtos. Posicionamos o painel a uma distância de 4 metros na fila para o balcão de análise de água, e o mantemos abastecido de produtos, fazendo com que a venda desses produtos expostos seja um sucesso ainda maior.”

 

COLETA DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE DA ÁGUA

 Como Belcourt acompanhou a modificação de sua loja, ela optou por colocar o serviço de coleta e entrega de análise de água em uma área fora da loja. “Essa é uma coisa que está funcionando tão bem que nós vamos manter essa mudança no futuro.” Explica Belcourt.     A AquaTech encontrou um novo sistema especialmente útil fornecendo um local onde as pessoas podem trazer suas amostras de água, etiquetá-las, e deixá-las para serem analisadas sem ter que se preocupar em esperar na fila. “Nós estamos percebendo que algumas pessoas se sentem mais confortáveis por não terem que esperar na fila pelo resultado do teste de água, e isso abre mais espaço em nossa loja, movendo esse serviço de coleta e entrega dos testes para um lugar do lado de fora da loja.” O centro de coleta da AquaTech ainda oferece novos recipientes de testes para os clientes na área de coleta das amostras. “Nós então testamos as amostras e enviamos um email com os resultados, e incluímos os links dos produtos que eles devem comprar para o equilíbrio da água — com os quais eles podem já fazer o pedido pela nossa loja online para receber em casa ou buscar na loja.”

Clements concorda que a área de análise de água precisa ter seu próprio espaço. Ela diz que antes da reforma em sua loja eles tinham a estação de análise de água no mesmo local do caixa. “Quando nós separamos a análise de água do balcão do caixa, percebemos que o fluxo de pessoas melhorou muito, nos dando mais opções de estratégia para expor os produtos à venda. Isso tem sido muito útil e também mantemos o distanciamento social.”

Na All Seasons, a estação de análise de água fica no fundo da loja, o que tem sido um desafio durante a pandemia. Lenz explica que os funcionários — usando luvas e máscara — atualmente vão até o carro do cliente no estacionamento para recolher a amostra de água, então eles levam as amostras para dentro da loja para ser testado.

“Nós temos quatro computadores e quatro centrífugas, mas nós não podíamos ter todos os equipamentos juntos e ainda manter uma distância segura.” diz Lenz. Como resultado, Lenz teve que espalhar as estações de teste de água e colocou baldes de cloro em cada bancada para desinfetar os recipientes de amostra. Então fazemos o teste, imprimimos o resultado e pegamos o que o cliente precisa. “Esta não é uma solução de longo prazo, mas foi a resposta de curto prazo que precisávamos.”

 

REORGANIZANDO OS PRODUTOS, ENCONTRANDO UM NOVO LUGAR

Organizar e escolher onde e quando colocar os produtos é ainda mais importante agora que o espaço é valioso. Clements explica que o trabalho que eles fizeram durante a renovação dois anos atrás está valendo a pena especialmente agora. “Durante nossa última modificação aprendemos que a organização dos produtos faz uma grande diferença para os clientes.” disse Clements. “Faz eles se sentirem mais calmos e mais suscetíveis a comprar. As pessoas não gostam de se sentir claustrofóbicas quando estão tentando comprar, então, colocar os produtos mais distantes realmente ajuda a manter o ambiente mais tranquilo e tem sido mais fácil estabelecer as marcações de distanciamento social através da loja, só porque nós temos mais espaço disponível.”

Novak concorda que modificar uma loja de varejo inclui ser mais assertivo sobre onde colocar os produtos e a troca constante de itens mais vendidos. “A reorganização na sua loja faz você perceber que alguns produtos não deveriam ter tanto espaço, ou talvez não deveriam estar na vitrine durante um certo período do ano.” Ela disse.

Lenz explica que quando ele se sentou com seu time para descobrir como criar mais espaço na loja com a modificação do COVID, eles determinaram que só iriam precisar remover alguns produtos. “Nós percebemos. por exemplo, que brinquedos e equipamentos de manutenção não são coisas que vendemos muito, então nós decidimos retirá-las completamente do andar de vendas para ajudar a abrir espaço.” Lenz cita que a All Seasons também decidiu colocar grandes itens para a frente e para o centro do showroom.

“Então, por exemplo, grandes equipamentos foram transferidos para a parede adjacente ao caixa.”

Lenz sente que essa restauração por causa do COVID é realmente um movimento constante — algo que vamos mudando diariamente com o passar do tempo. “É muito provável que vamos estar sempre reorganizando os produtos e as estantes para abrir espaço pelo distanciamento social, e em alguns casos podemos acabar retirando completamente um produto do andar de vendas se ele não for apropriado para o aquele clima ou aquela estação do ano por uma questão de espaço.”

 

SE TORNANDO MAIS FORTE

Para resumir tudo, Novak diz, “Usar o tempo para planejar o layout deixa a loja mais atrativa, e combinar com os protocolos de distanciamento-social pode ajudar os lojistas a tirar o melhor deste verão.”

Embora essa tem sido uma mudança forçada para muitos, muitos varejistas do nosso ramo estão dizendo que essas mudanças vão durar muito tempo, e terão um efeito positivo e eficiente nos lucros das suas operações.

Até agora, todos os três varejistas contatados para esta matéria relataram um aumento de vendas neste ano em relação ao último ano. “Nós nos sentimo muito, muito sortudos por nosso negócio estar se saindo tão bem.” Disse Clements. “Nosso período mais movimentado geralmente começa em meados de Abril, mas este ano fomos inundados com ligações no início de Março.”

A All Seasons também está prosperando, apesar do trabalho extra e das condições caóticas. “No geral nossas vendas aumentaram em relação ao último ano, apesar de todo tempo e esforço extra que estamos usando para buscar os produtos para nossos clientes.” Disse Lenz. “Nossas vendas de banheira de hidromassagem decolaram — elas estão voando para fora da loja nesta estação.”

E Belcourt, também informa que as vendas da AquaTech em Abril e Maio foram as mais altas que a empresa viu em 30 anos de história mesmo estando com as portas físicas da loja fechadas. “Nossa mudança por causa do COVID tem sido estratégica, e parece estar funcionando.” disse Belcourt. “De fato nosso fechamento de vendas está mais alto do que antes, e eu acho que o distanciamento social e nosso novo layout está ajudando.”

Belcourt explica que, em retrospectiva, ela acha que as pessoas se sentiam pressionadas com a loja cheia de 30 ou 40 clientes. “Mas agora que cada cliente tem um vendedor individual, eles estão mais relaxados e confortáveis para tomar decisões.” Ela disse. “Além disso, o cliente agora está interessado em visitar a loja apenas uma vez, fazer compra para um período, e talvez vir menos à loja — isso funciona para nós.”

Nós da PURE WATER fornecemos um display de parede aos nossos parceiros comerciais. Esse display não toma muito espaço na loja pois pode ser facilmente fixado na parede, e chama a atenção por ter luzes piscando, gerando assim curiosidade aos clientes para saberem mais do produto e assim aumentar o lucro e faturamento da sua loja se comparado com produtos químicos. Sua loja já é revendedora Pure Water? Conhece nosso display de parede? Saiba mais em www.purewater.com.br/lojistas/

Fonte: Aqua Magazine

Leave a Reply

Your email address will not be published.