Alimentos que contém cobre

As principais fontes de cobre para o ser humano são os alimentos. Claro está que, o conteúdo real de cobre varia muito segundo o tipo de alimento, as condições de desenvolvimento e o tipo de processamento utilizado. Geralmente, entre os alimentos mais ricos em cobre figuram os produtos marinhos (especialmente os frutos do mar tais como as ostras, lulas e siris, que concentram o cobre da água de mar ao se alimentarem mediante filtração), as carnes orgânicas (como o fígado, rins), grãos inteiros, amendoim, nozes, amêndoas, sementes de girassol, passas, legumes (feijão, grãos-de-bico e lentilhas) e o chocolate, já que o pó do cacau contém 36,4 mg de cobre por quilograma.
Outras fontes alimentícias que contêm cobre incluem as batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, algumas verduras escuras e algumas frutas (como os cocos, pêssegos, papaias e maçãs).
O chá, o arroz e o frango têm um conteúdo relativamente baixo de cobre, mas provêem uma quantidade razoável de cobre ao corpo porque se consomem em grandes quantidades.
Os cereais para o café da manhã são fontes importantes de cobre, embora estranha vez se acrescente suplemento deste metal, enquanto que a fortificação com ferro e zinco é muito pouco comum. Uma ingestão excessiva destes outros nutrientes, ferro e zinco, pode esgotar o cobre requerido no corpo, por isso é importante assegurar uma dieta balançada que inclua alimentos ricos em cobre.
Os corn-flakes são os que têm menos cobre: como regra geral, o cobre nos cereais parece estar em relação direta com a quantidade de fibra crua. Os laticínios têm baixo conteúdo de cobre, mas a bio disponibilidade no leite materno é alta para os lactantes, em todas as espécies.

AlimentoConteúdo Médio
de Cobre (mg/kg)
Cobre na água de piscinas tratada com
Pure Water (mg/litro)
Carne bovina1,10,4 mg/litro(0,4 miligramas de cobre por litro de água)Cada litro de água contém cerca de 1/4 da necessidade diária de um adulto.
Carne de cordeiro1,6
Fígado bovino39
Rim bovino3,7
Maçãs0,25
Bananas0,95
Batatas0,96
Cenouras0,61
Alface0,72
Bacalhau0,19
Farinha1,5
Cacau em pó36,4
Leite de vaca0,06

 

O chocolate amargo e outros produtos feitos a base de chocolate são os maiores contribuintes de cobre na dieta diária. O chocolate amargo contém consideravelmente mais cobre do que o que é preparado com leite. Uma barra de chocolate amargo de 85 gramas pode conter 0,75 miligramas de cobre, quantidade superior à dose diária recomendada para os meninos, adolescentes e adultos. Pelo contrário, uma barra de chocolate com leite do mesmo peso, pode conter 0,18 miligramas de cobre, o que equivale a 20% da dose diária recomendada para adolescentes e adultos.