Seu celular caiu na piscina? O que fazer?

celular-caiu-na-piscina

Imagine o seguinte cenário: você curtindo um dia de sol na piscina com a família e os amigos e quando pega o celular ele escorrega da sua mão e vai parar no fundo da piscina. Ou pior, você cai na piscina ou é jogado na piscina durante uma brincadeira com o celular no bolso? Muitos já passaram por situações como essa.

Às vezes não tem solução e é preciso recorrer à assistência técnica ou até mesmo trocar de aparelho. Mas se você for rápido o suficiente no resgate do seu celular, existem algumas dicas básicas que podem ajudar a salvar seu aparelho.

Considere estes cinco passos se o seu smartphone deu um mergulho na piscina:

  1. Seja rápido e remova imediatamente o telefone da piscina.

Quanto mais tempo o seu smartphone permanecer submerso na água, maiores serão as chances de causar um dano permanente.

  1. Retire a bateria, cartão de memória e SIM card.

Depois de colocar seu telefone em uma toalha ou local seco, retire imediatamente a bateria, cartão de memória e SIM Card para garantir.

Geralmente, a maioria dos circuitos em um telefone sobrevive a um mergulho na piscina se não estiver conectado a uma fonte de energia (a bateria). Por isso, o melhor é remover a bateria o mais rápido possível. ( Iphone e alguns outros modelos não possuem bateria removível )

A maioria dos telefones tem um círculo branco perto da bateria. Se o círculo mudar de cor (ficar rosado) e/ou aparecerem linhas vermelhas, é bem provável que o seu telefone foi danificado.

  1. Deixe a água escorrer com o telefone virado para cima antes de secar delicadamente

Deixe a água escorrer naturalmente do telefone o máximo possível antes de utilizar um pano ou toalha de papel seco para gentilmente – repito, suavemente – secar o telefone.

O importante é acondicionar o aparelho em alguma substância que extraia dele a umidade. Porque é a umidade nos contatos elétricos que danifica qualquer equipamento eletrônico que entre em contato com a água.

Não utilize secadores ou qualquer outro tipo artifício que gere calor: tudo o que o seu aparelho não precisa é de calor.

  1. O método de arroz.

Tenho certeza que você já ouviu ou viu isso antes. Uma maneira de remover a umidade é colocar um telefone molhado em uma tigela ou um saco de arroz cru durante a noite.

O arroz cru é excelente para absorver a umidade. No caso de um celular ou smartphone que terminou no fundo de uma piscina, essa é uma das melhores alternativas para o resgate de seu aparelho encharcado.

E, acredite se quiser, geralmente funciona. Outra opção seria utilizar um dessecante como sílica gel que pode ser comprado online ou em lojas de artesanato.

É recomendável que o telefone seja rodado a cada hora para que a água toda escorra para fora.

  1. Espere 24 horas antes de testar o telefone.

É melhor esperar pelo menos 24 horas antes de ligar o telefone ou colocar a bateria de volta.

O ideal seria ligar o telefone a um carregador antes de utilizar a bateria, já que a mesma pode estar danificada. ( Não há essa possibilidade para iphone )

Se estas dicas não funcionarem o jeito é procurar uma assistência técnica autorizada. O que não pode acontecer é deixar que um pequeno incidente como este acabe com a sua diversão na piscina!

Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published.