Que tipo de cloro é melhor para a minha piscina?

Com o verão se aproximando e com o uso intenso da piscina, os cuidados com a água devem ser redobrados para que a mesma fique sempre limpa e saudável, afinal todo mundo gosta de se refrescar em uma piscina de água cristalina, não é mesmo?! Mas na hora de comprar os produtos de limpeza, principalmente o cloro, nos deparamos com muitas e diferentes opções e a questão é, como saber qual o melhor tipo de cloro para a minha piscina?

Existem alguns diferentes tipos de cloro, como o orgânico e o inorgânico, o estabilizado e o comum. Para saber qual o melhor é preciso, antes de mais nada, entender a diferença entre eles.

Cloro orgânico e cloro inorgânico

O cloro orgânico possui cadeias de carbono e resiste á radiação solar, por isso, é recomendado para as piscinas residenciais e ao ar livre. Ele é resistente a degradação dos raios solares e libera de forma gradativa o cloro ativo. Nesta categoria estão o dicloro e o tricloro. Ambos contem ácido cianúrico

Já o cloro inorgânico não possui cadeias carbônicas e é formado por elementos do reino mineral, como compostos de ferro e zinco, sendo mais recomendado para as piscinas coletivas e piscinas que ficam em ambientes cobertos e/ou fechados. São considerados cloro inorgânico o cloro gás, o hipoclorito de sódio e o hipoclorito de cálcio.

 

Cloro estabilizado e cloro comum

O cloro estabilizado é o mais indicado para as piscinas residenciais, principalmente as que ficam ao ar livre. Ao entrar em contato com a água, o cloro estabilizado libera o ácido hipocloroso, um poderoso composto desinfetante, além do ácido isocianúrico, que é o estabilizante não encontrado em cloros comuns.

Ao ficar exposta aos raios solares, a água da piscina perde boa parte do cloro residual ativo caso o produto utilizado não possua o estabilizador. Com a utilização do cloro estabilizado a perda dos resíduos causada pela ação dos raios solares / ultravioleta é reduzida em cerca de 70%, um número bastante considerável.

Quem opta por tratar a piscina com cloro precisa estar atento também a quantidade necessária do produto, que varia de acordo com o tamanho e a capacidade de cada piscina. Geralmente as indicações estão explicadas no rótulo. No verão, os cuidados com a limpeza devem ser redobrados, tendo em vista que a água da piscina será utilizada de forma mais intensa e, por isso, sujará mais rapidamente.

 

É possível manter a água da piscina saudável sem usar e manter o cloro diariamente?

Sim! Por mais estranho que possa parecer, atualmente, existem outros métodos eficazes de tratar a água da piscina, mantê-la limpa e saudável, adicionando uma “dose” mínima de cloro a cada 15 ou 20 dias. O tratamento por ionização de Prata e Cobre é o sistema mais moderno e avançado que existe atualmente para o tratamento da água de piscina.

 

Criado pelo NASA para o tratamento de água dos primeiros voos tripulados, esse sistema libera íons de Prata e Cobre que funcionam como agentes eficazes no combate a fungos e bactérias, além de eliminar e evitar completamente a proliferação de algas. Isso faz com que a água da piscina fique 100% limpa e saudável, sem precisar da presença continua do cloro.

 

As vantagens do tratamento por ionização de Prata e Cobre

Ao optar por tratar a água da piscina por meio da ionização de Prata e Cobre, você estará recebendo uma série de benefícios e vantagens:

  • Automatização do tratamento,
  • Redução de custo com produtos químicos
  • Redução de custo com mão de obra
  • Agua puríssima sem o cheiro e sem consequências do cloro.

O aparelho ira ligar e desligar automaticamente a bomba de filtragem da piscina e enquanto a água é filtrada os íons de Prata e Cobre serão liberados e adicionados na quantidade adequada e pré-definida. Com isso o trabalho manual diário de ligar e desligar a filtragem e adicionar produtos químicos e cloro é dispensado, além da redução drástica na quantidade de produtos químicos usado na piscina.

Mas você deve estar se perguntado, qual é o consumo de energia desse equipamento? O Ionizador Pure Water tem consumo baixíssimo de energia elétrica. Para se ter uma ideia, em uma piscina com noventa mil litros de água, com operação de oito horas diárias do equipamento, o consumo seria menor ou o equivalente a dois reais por semana. Isso só é possível graças à alta tecnologia empregada no Ionizador Pure Water.

Outra vantagem importante está ligada a questões de saúde. Muitos estudos já comprovaram que o cloro das piscinas pode ser prejudicial às pessoas em muitos aspectos, como, por exemplo, no enfraquecimento dos cabelos e unhas, surgimento de alergias de pele, irritação dos olhos, além do agravamento de problemas respiratórios em pessoas com asmas ou rinites. Já o tratamento por ionização é totalmente seguro à saúde e não deixa a água com aquele cheiro forte, característico das reações do cloro.

 

Use o Ionizador Pure Water e tenha uma piscina sempre limpa e cristalina!

Para mais informações ou para adquirir o seu Ionizador Pure Water entre em contato com a gente por um de nossos telefones ou envie sua mensagem pela área de contato do nosso site. Temos uma equipe preparada e especializada para responder rapidamente á todas as suas dúvidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.