Principais cuidados para manter a piscina durante o verão

Piscina é sinônimo de diversão, principalmente durante o verão, quando é possível aproveitar melhor as tardes livres para curtir ao lado de amigos e familiares. No entanto, com o aumento da temperatura e utilização da piscina, é necessário redobrar o cuidado com o mais importante: a água.

 

Se não for bem tratada, a água da piscina pode acumular impurezas, fungos e bactérias, que fazem mal à saúde e provocam doenças como, por exemplo, micoses. No verão, com o uso mais intenso, esses problemas podem se multiplicar e, por isso, a limpeza deve ser feita com mais frequência, pelo menos uma vez por semana. Hoje em dia, para alívio dos proprietários de piscinas, existem soluções alternativas ao tratamento tradicional e manual ( Cloro ). Dentre as alternativas indicamos o tratamento automático Ionizador Pure Water, que é o único que utiliza íons de Prata e Cobre. O Ionizador Pure Water liga e desliga automaticamente a bomba da sua piscina deixando essa tarefa de tratar a piscina muito mais fácil além de deixar sua água muito bem tratada e cristalina com o mínimo de produtos químicos se comparado com qualquer outra alternativa.

 

Os cuidados com a água podem ser divididos em duas partes, o cuidado físico e o cuidado químico. Veja a seguir a diferença entre eles e saiba como fazer a limpeza da sua piscina durante o verão.

 

Cuidado físicos

cuidados-fisicos-piscina

Aspiração, remoção de sujeira da superfície, escovação e limpeza das bordas, paredes e piso, além da filtração da água. Esses são os cuidados considerados físicos e que devem ser feitos entre uma a duas vezes por semana durante o verão, para que o tratamento químico seja mais eficaz.

 

O primeiro passo é realizar a limpeza do skimmer, também chamado de coadeira. Em seu depósito ficam resíduos e sujeiras da água, que devem ser retirados manualmente para garantir o melhor funcionamento do equipamento. Quando há muita sujeira acumulada, o skimmer não funciona direito e prejudica a drenagem da água para o filtro.

 

Com as chuvas e ventos comuns dessa época do ano, a piscina também sofre com a queda de folhas, insetos e outras sujeiras em sua superfície. A limpeza dessa camada é uma das mais simples, bastando utilizar a rede. Esse cuidado deve ser realizado todas as vezes antes de utilizar a piscina.

 

A limpeza do revestimento é o próximo passo. Fundamental para evitar o acúmulo de algas, cada tipo de revestimento exige um cuidado diferente. As piscinas de azulejos, por exemplo, não devem ser limpas com escovões metálicos ou de aço, que podem danificar o revestimento ao arranhar o material. As piscinas de fibra de vidro também precisam ser limpas com escovas de cerdas mais macias. Como dissemos anteriormente o Ionizador Pure Water já evitaria esse procedimento pois a Ionização com Cobre e Prata elimina todos os tipos de algas na piscina.

 

Depois disso, é provável que a sujeira que se desprendeu das paredes vá para o fundo da piscina e para finalizar a parte de limpeza física você precisará aspira-la. Utilize a ferramenta de sucção devagar e com calma e dê atenção especial aos cantos da piscina, pois é nessa área que a sujeira costuma se acumular. Na hora de retirar o aspirador, tenha cuidado para que os resíduos acumulados na mangueira não voltem para a água.

A aspiração é um processo de limpeza que sempre será necessário, independente do tratamento utilizado na sua piscina.

 

Após a aspiração, você terá finalizado o processo de limpeza física e precisará cuidar das questões químicas da água. Veja a seguir.

 

Cuidados químicos

cuidados-quimicos-piscina

O tratamento químico é tão importante quanto o físico. Responsável por manter a água saudável e cristalina, os produtos químicos devem estar em equilíbrio e, por isso, é importante sempre medir os níveis de alcalinidade e pH. Para ficar mais claro, o pH é o nível que mostra o quanto a água está ácida ou alcalina. O descontrole pode causar irritações aos olhos, danos a pele e ao cabelo e etc.

 

O cloro é o produto mais utilizado para manter a água da piscina livre de fungos e bactérias, mas estudos recentes mostraram que esse produto pode ser prejudicial à saúde dos banhistas. Hoje em dia existem formas mais eficazes de tratar a água sem a cloração. O ionizador Pure Water age de forma automática, liberando íons de prata e cobre na água, que agem de forma a eliminar algas, fungos e bactérias, mantendo a água sempre limpa e não altera o nível de pH, facilitando assim ainda mais a manutenção da água de sua piscina.

 

Um certo nível de cloro é obrigatório nas piscinas coletivas ( Clubes, Academias, Hotéis, Condomínios ), segundo exigências da Vigilância Sanitária. Para piscinas profissionais existe também a solução completa Pure Water PRO. Nesse sentido, o Ionizador Pure Water PRO utiliza e controla o nível mínimo de cloro automaticamente, mas reduz em 5 vezes a quantidade do produto em comparação as piscinas tratadas apenas com cloração. Assim, a água fica muito mais saudável, além de gerar economia significante para os donos de piscinas, que costumam ter altos gastos com produtos químicos no verão. Outra vantagem é o tempo gasto em mão de obra ao utilizar uma solução automática como o Pure Water PRO.

 

Cuide da água e ela durará por anos!

A água deve ser cuidada e tratada de maneira racional. Ao mantê-la em equilíbrio, durante todas as estações do ano e não apenas no verão, você irá garantir uma água cristalina e saudável, além de cuidar com responsabilidade da saúde dos banhistas. Lembre-se que quando bem tratada a água da piscina pode durar por mais de 10 anos, o que é bom para você e também para o meio ambiente.

 

Um último alerta: quando o inverno chegar, continue cuidando da água da piscina e descarte a ideia de esvazia-la. Além de ser um método muito caro, deixar a piscina sem água pode trazer diversos danos a estrutura. As de concreto, por exemplo, podem acabar cheias de rachaduras, fazendo com que sejam necessárias reformas sérias e caras. Já as de fibra ou vinil costumam deformar. Portanto, não descuide do tratamento mesmo nas épocas frias. A utilização de capas pode ser uma boa solução, mas não dispensa o tratamento químico e físico. Com o tratamento automático, Ionizador Pure Water, seja no verão ou no inverno sua piscina será tratada automaticamente, fazendo com que assim lhe sobre muito mais tempo e tenha uma piscina tratada e cristalina o ano todo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.