Por que a água da piscina fica verde quando chove?

Dúvida comum entre os donos de piscina, a água verde pode ser um problema grave, mas tem tratamento e forma de prevenção.

Piscina com água verde pode ser muito mais recorrente do que se imagina e os motivos, no geral, são sempre os mesmos: a falta de manutenção adequada que leva à proliferação de algas. Quando chove, o vento forte e a água da chuva pode levar muita sujeira para dentro da piscina, como plantas, grama e terra, levando, assim, milhões de microrganismos também. Se a piscina não estiver com os níveis certos de pH e alcalinidade, as algas vão aparecer, se multiplicar rapidamente, bem como as bactérias, o que tornará a água esverdeada e imprópria para uso.

 

Por isso, a manutenção da piscina nas épocas de chuva deve ser tão intensa e cuidadosa quanto durante os períodos de uso frequente. Aliás, durante o verão, quando todo mundo está usando a piscina, há também um período de chuvas fortes. Fazer a manutenção preventiva, para evitar que a água da piscina fique verde, é também uma forma de evitar muita dor de cabeça.

 

Como evitar que a água da piscina fique verde?

A dica é bem simples, manter a água de piscina sempre bem cuidada. Para isso é necessário checar com frequência o pH e a alcalinidade (uma vez por semana nos períodos de uso frequente ou em épocas chuvosas), e corrigir usando os produtos adequados, sempre que necessário.

Para quem não tem muito tempo e/ou paciência para cuidar da saúde da água da piscina e deseja reduzir custos com produtos químicos e mão de obra, a dica é contar com o Ionizador Pure Water, que funciona de forma automática, liberando íons de cobre e prata, que são eficazes no combate à bactérias e impede completamente o surgimento e a proliferação de algas.

O sistema foi desenvolvido pela NASA, para garantir água saudável aos astronautas dos primeiros voos tripulados ao espaço. Atualmente, a tecnologia tem sido utilizada para manter a água de piscinas sempre limpa e cristalina, em qualquer época do ano, de uma maneira muito mais simples do que os métodos tradicionais e manuais que utilizam cloro e outros produtos químicos, mantendo a água sempre saudável.

Os íons de cobre e prata não oferecem nenhum risco à saúde dos usuários da piscina, ao contrário, são muito eficazes e totalmente seguros. A água não terá mais cheiro forte, não irritará mais a pele e os olhos das pessoas, além de não estragar unhas e cabelos, como acontece frequentemente com que costuma nadar em águas cloradas.

Para ter esses benefícios em sua piscina, basta instalar o Ionizar Pure Water e programar para que o aparelho libere as quantidades de íons de cobre e prata ideais na água, e no tempo correto. Isso irá variar de acordo com o tamanho de cada piscina. Apesar de o equipamento ser automático, é extremamente econômico. O consumo de energia pode ser de aproximadamente dois reais por semana, em uma piscina de 90 mil litros, com o ionizador ligado por oito horas diárias.

 

Mas e se minha piscina já estiver verde, como tratar?

Se você ainda não usa o Ionizador Pure Water e a água da sua piscina ficou verde, é preciso ter atenção ao tratamento. Em casos mais graves, quando há muita alga e bactérias na água, é preciso até esvaziar completamente a piscina, o que pode causar um prejuízo enorme aos donos.

O primeiro passo é avaliar as condições da água, medindo a alcalinidade e os níveis de pH. Se você não sabe como fazer, contar com a ajuda de profissionais é o mais indicado. Será necessário a utilização de algicidas, floculantes para decantação e cloro, mas a quantidade ideal irá variar de acordo com o tamanho da piscina e a gravidade do problema. A limpeza manual também será necessária após a aplicação e a ação dos produtos químicos.

Recuperar a água não é um processo tão simples e exige conhecimento no assunto. E, como você pode perceber, pode causar algum prejuízo. O ideal, portanto, é manter a água sempre limpa e bem cuidada, atuando na prevenção à proliferação de algas e bactérias na água. Para isso, a forma mais prática, simples e com melhor custo benefício é optando pelo Ionizador Pure Water.

Leave a Reply

Your email address will not be published.