O Cobre na beleza

O metal vermelho tem inumeráveis propriedades que o convertem em um componente essencial para a vida humana, mas seus benefícios vão além do que implica a saúde. O cobre é um metal fundamental para conservar a juventude e elasticidade da pele. O consumo de alimentos ricos em cobre ajuda a prevenir as estrias.
Está demonstrado que o cobre permite que nosso organismo possa utilizar a tirosina, um aminoácido que influi na pigmentação do cabelo e da pele, e cuja deficiência pode provocar a formação inapropriada da elastina (um dos componentes do tecido conjuntivo da pele).
A falta de elasticidade da pele é a principal culpada da formação das estrias que tanto angustiam a milhões de mulheres no mundo, pois quando aparecem não existe método cosmético nem cirúrgico que possa fazê-las desaparecer. Por esta razão, a melhor forma de solucionar este problema é prevê-las.
Como se pode melhorar a elasticidade da pele? Os especialistas afirmam que a ausência de elasticidade da pele pode estar provocada pela falta de vitaminas E, C, ácido pantotênico ou vitamina B5 e de minerais como o zinco, o cobre e o silício. Portanto, sobre tudo nos períodos de maior risco, por exemplo, situações de stress, é preciso pôr especial atenção em que a dieta contenha estes nutrientes. São especialmente importantes a vitamina C e o cobre nestes processos, já que ambos estimulam a produção de colágeno novo e melhoram o já formado.
No processo de transformação de colágeno novo a colágeno amadurecido, têm um papel importante as enzimas, e para que estas cumpram sua função, necessitam da presença da vitamina C e do cobre. Assim, para reduzir o risco de estrias e envelhecimento cutâneo, é importante incluir manutenções na dieta diária que contenham estes nutrientes. Para cobrir estas necessidades de cobre basta, consumir cereais integrais e seus derivados, assim como vegetais verdes.

Fonte: Site PROCOBRE <http://www.procobre.org/pr/documentos.html>