Nadar no inverno faz bem à saúde

nadar-no-inverno

Durante as épocas mais frias do ano, as pessoas naturalmente tendem a se exercitar menos, dando uma pausa nos treinos da academia e nos esportes. Os praticantes de natação e hidroginástica são os que mais fogem da atividade devido ao chamado “fator preguiça” do inverno, além do mais, está muito frio para cair na piscina, certo?! Errado!

O inverno é uma das melhores épocas para a prática de exercícios na água e são vários os aspectos que comprovam isso. Um deles é a diminuição do risco de lesões ao praticar exercícios durante o frio, isso porque a termorregulação acontece de forma mais eficiente dentro da água do que fora dela, aquecendo as articulações e fazendo com que o praticante esteja preparado para se exercitar em menos tempo.

Além disso, nadar é um dos exercícios que mais auxiliam as pessoas que sofrem com problemas respiratórios durante o inverno, pois a natação exige muito da condição cardiorrespiratória, exercitando a musculatura respiratória. Mais ideal ainda para quem tem problemas alérgicos e respiratórios (rinite, asma e bronquite) é que a água da piscina seja tratada com Ionizador Purewater pois por ser um tratamento alternativo ecologicamente correto, o Ionizador Purewater é seguramente a alternativa onde se consegue eliminar o máximo da utilização de cloro exigida pela ANVISA em piscinas coletivas (Academias, Clubes, Hotéis, Condomínios ) e mais ainda em piscinas residenciais.

Veja abaixo os principais benefícios de praticar exercícios aquáticos durante o inverno:

Principais benefícios de nadar no inverno

Reduz riscos de doenças respiratórias: O inverno é muito caracterizado pela grande incidência de pessoas com problemas respiratórios, causados pelas baixas temperaturas e pela baixa humidade do ar. A natação, por ser praticada em ambiente úmido, pode ajudar a prevenir e minimizar os efeitos de doenças como asma e rinite. Nadar também fortalece os músculos torácicos, aumentando a elasticidade dos pulmões.

Ajuda a controlar o peso: Naturalmente, as pessoas consomem alimentos mais calóricos e em maior quantidade durante o inverno e a natação é considerada uma das melhores atividades para a queima de gordura e o controle do peso. Por isso, não abandone os treinos de natação durante o inverno.

Melhora ou mantém o condicionamento físico: Interromper por completo as atividades físicas durante o inverno fará com que você perca toda resistência e fortalecimento que conquistou. A natação é um ótimo exercício para manter o condicionamento físico ou até melhora-lo durante o inverno.

Diminui a incidência de doenças cardiovasculares: Os movimentos praticados debaixo da água unidos ao trabalho de respiração tornam a musculatura do coração mais forte, eliminado a gordura da região e aumentando a capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando assim a circulação sanguínea.

Alivia dores nas costas: Sabe aquela dor chata nas costas que costuma piorar durante o inverno? Praticar exercícios na piscina pode ajudar a diminuir ou, até mesmo, acabar com esse problema. A natação torna a musculatura mais forte e enrijecida, além de melhorar as articulações. O ambiente livre de impacto é ideal para o fortalecimento e para ganhar resistência, já que é possível tirar um peso significativo das costas.

Cuidados
Apesar dos inúmeros benefícios, alguns cuidados devem ser adotados por quem quiser praticar esportes aquáticos durante o inverno. Pessoas com desvios posturais, por exemplo, precisam treinar apenas sob o cuidado de um professor, que deve ser alertado sobre o problema. Dessa forma, o profissional irá adequar atividades que não forcem as curvaturas patológicas ou retificações.

De qualquer maneira, a natação é muito indicada para esse tipo de problema. Com os exercícios corretos, o praticante sentirá uma melhora significativa no alinhamento postural e perceberá diminuição de dores.

Tome cuidado também com o choque térmico. Além de se exercitar em uma piscina coberta e aquecida, não esqueça de levar tolha, roupão e chinelo para se proteger logo que sair da água. Antes de sair da academia e entrar em contato com a temperatura externa, tome banho quente e se agasalhe bem, mesmo que esteja sentindo calor. Também é importante secar os cabelos e proteger os ouvidos. Lembre-se que a temperatura pode estar muito baixa do lado de fora.

Para quem é indicada a natação no inverno?
Toda e qualquer pessoa pode se beneficiar da prática de exercício físico na água durante o inverno, mas algumas pessoas podem tirar melhor proveito disso. As gestantes, por exemplo, que praticam hidroginástica poderão garantir uma melhor qualidade de sono e melhora na postura corporal. Além disso, os exercícios de hidroginástica para gestantes fortalecem todos os grupos musculares, melhoram o equilíbrio, além de exercitar a respiração e melhorar a circulação sanguínea.

As crianças e os adultos com problemas respiratórios também não podem abandonar a natação durante o inverno. É um erro pensar que praticar exercícios na piscina durante o frio pode aumentar as chances de gripes, resfriados ou crises asmáticas. Muito pelo contrário, a natação aumenta o período de remissão das doenças respiratórias.

No caso dos asmáticos, que sofrem de asfixia por não conseguir expirar a quantidade necessária de ar inspirado, a pressão hidrostática exercida durante a natação irá pressionar a musculatura, ajudando a esvaziar os pulmões, o que aumenta a mobilidade do tórax e melhora o sistema cardiorrespiratório. Por isso, nadar continua sendo importante durante o inverno para pessoas com esse tipo de problema.

Quem sofre com bronquite e resfriados nessa época também não deve abandonar a natação. Os exercícios coordenados com a respiração, os movimentos de braços que alongam todo o tronco e também os movimentos das pernas melhoram o retorno venoso, o que é importante para evitar essas doenças.

Mergulhe sem medo!
Usar a piscina durante o inverno pode fazer muito bem para a sua saúde e de sua família. Tomando os cuidados que citamos nesse artigo, você não precisa ter medo de nadar durante o inverno. Faça da água sua aliada e bom mergulho!

Leave a Reply

Your email address will not be published.