Lojas de piscinas e spas: aumentem a satisfação do cliente e seu faturamento. Não ignorem os acessórios

Ao deixar de oferecer acessórios que tornam os ambientes da piscina e spa mais agradáveis, os vendedores perdem ótimas oportunidades de negócio.

Muitas empresas, especialistas em venda de piscinas, spas, banheiras e hidromassagens, são muito solicitadas para ajudar na reforma de quintais e áreas de lazer externas das casas ou, até mesmo, são consultadas em projetos de empreiteiros para oferecer sua experiência e orientação sobre as melhores formas de transformas áreas de lazer ao ar livre em verdadeiros spas residenciais.

 

Esses profissionais podem ajudar indicando o tipo de paisagismo apropriado, se é melhor instalar uma piscina de alvenaria, vinil ou fibra, o tamanho da piscina dependendo do propósito, se há necessidade de instalação de um deck e etc. Mesmo não sendo designers professionais, os vendedores do ramo acabam estudando e entendendo muito do negócio. Nesse sentido, é importante que não deixem de lado a oportunidade de oferecer acessórios e fechar negócios ainda melhores.

 

Os acessórios melhoram a experiência das pessoas nas piscinas, spas e hidromassagens, fazendo toda a diferença nas reformas. No entanto, muitos dos vendedores acabam por negligenciar essa categoria de produtos, perdendo ótimas oportunidades de negócio e, também, a oportunidade de deixar seu cliente ainda mais satisfeito. Os motivos podem ser muitos, entre eles, o trabalho que dará ao lojista, que já está satisfeito com o valor da venda básica realizada. No entanto, acrescentar os acessórios pode fazer com que o valor da venda suba entre 20 e 40%.

 

Aprenda com as concessionárias de automóveis!

As concessionárias de automóveis são expert quando o assunto são venda de acessórios e itens que não são de série. Muitas vezes os compradores pretendem comprar um modelo básico, mas ficam encantados com as opções de conforto e segurança que são fornecidos pelos acessórios e acabam gastando mais, para ter um carro completo e com tudo aquilo que pode ajudar no seu dia a dia.  Pense no câmbio manual, sim todos vão dirigir o carro e chegar ao seu destino, mas já percebeu o valor que um câmbio automático ganha depois que você dirige um carro assim? Dificilmente o cliente voltará a comprar um carro com câmbio manual, pois passou a olhar o seu “gasto” como um “investimento” que lhe trouxe conforto, facilidade, segurança, e mais satisfação.

 

Para a venda de piscinas, não é muito diferente. Normalmente quando o cliente compra uma piscina por exemplo, ele não sabe o trabalho que dá tratar a água manualmente com produtos químicos. Ou mesmo os dias que ele perderá sem poder usar a piscina ao chegar na sua casa de praia ou veraneio e verificar que o tratamento não foi feito corretamente e não poderá utilizar. Agora veja por exemplo como um tratamento alternativo como o Ionizador Pure Water, que é automático, evita o uso de produtos químicos e elimina os efeitos do cloro vai gerar de tranquilidade, conforto e satisfação a esse proprietário de piscina. Sem falar que ao mesmo tempo estará propiciando uma água saudável a sua família, e ajudando o meio ambiente ao evitar o uso de produtos químicos. Muito provavelmente esse cliente que fazia o tratamento manualmente antes de ter o ionizador Pure Water, nunca mais vai querer voltar ao sistema manual de antigamente com vários produtos químicos além do cloro.

 

Como aumentar as vendas de acessórios para piscinas e spas?

Para aumentar suas vendas é preciso, em primeiro lugar, entender a importância de cada acessório e se convencer de que não são somente itens de luxo, mas necessidades que seu cliente ainda não conhece pois ainda não teve uma piscina. Contar com um tratamento automático como o Ionizador Pure Water, por exemplo, como citamos anteriormente, irá garantir que o cliente desfrute muito mais sua piscina com a família ou amigos, e sabemos que isso não tem preço.

 

Podemos fazer uma lista de acessórios que as vezes nem pensamos que pode agregar valor para seu cliente. Outro exemplo, seria de incluir uma mesa nesse ambiente, também não é algo que deva ser visto apenas como luxo, mas como uma necessidade. Atualmente as pessoas levam o celular para todos os lugares e, provavelmente, irão leva-lo para a área da piscina e spa. Ter um local seguro para apoiar o celular, tablet ou qualquer outro aparelho eletrônico é uma ótima pedida.

 

O mais importante na hora da negociação é não ter pressa para fechar o acordo e saber o momento ideal e a forma de apresentar os acessórios. O vendedor deve ter a sensibilidade de identificar as necessidades específicas de cada um dos seus clientes durante uma conversa descontraída. Negociadores mais exigentes instruem suas equipes de venda para levar os clientes no departamento de acessórios antes de finalizar a negociação.

 

É impressionante como muitos desses produtos se vendem sozinhos. Outras estratégias de venda simples podem ajudar muito nesse momento, como, por exemplo, oferecer um desconto em um dos acessórios caso fechem negócio. O pior que você poderá ouvir é um “não, obrigado”. Mas certamente você irá se surpreender com a quantidades de sim.

 

Quer saber mais sobre produtos que agregam valor para seu cliente e aumentam seu faturamento?

Leave a Reply

Your email address will not be published.