Jogos legais para brincar na piscina durante o verão

Seja em clubes, chácaras, prédios, condomínios ou na própria casa, o verão é a melhor época do ano para curtir uma piscina ao lado de amigos e familiares. Para as crianças, é ainda melhor, já que estão no período de férias e têm muito tempo para diversão e descontração. E para tornar esse momento ainda mais divertido, existem dezenas de brincadeiras que podem ser feitas tanto por crianças quanto por adultos.

Para toda atividade na piscina o principal é ter ela limpa e cristalina para ser aproveitada da melhor maneira. Se sua piscina nem sempre está assim conheça o tratamento automático Ionizador Pure Water.

 

Nesse artigo separamos 8 jogos divertidos para brincar na piscina. Confira!

 

  1. Caça moedas

Para essa brincadeira os participantes precisam saber nadar bem e ser bastante ágeis. Dividam-se em duas equipes (A e B) e joguem algumas moedas, de diversos valores, dentro da água. A decisão de quem começa pode ser feita no par ou ímpar, mas ambas as equipes deverão ter a mesma quantidade de moedas para caçar.

 

Feito isso, a equipe A (por exemplo) deve decidir quem será o participante que irá mergulhar para caçar as moedas. O caçador terá 45 segundos para pegar o maior número de moedas possível, mas o que realmente irá fazer a diferença e garantir a vitória não é a quantidade e sim a soma de valores. O caçador da equipe B só poderá entrar na água depois que a equipe A finalizar a tarefa. As moedas deverão ser contadas e jogadas de volta na piscina, para o início da prova da equipe B.

 

  1. Pega rabo

O pega rabo nada mais é do que uma variação do famoso pega-pega. Cada criança deverá ter um rabo preso na sunga ou biquíni, que pode ser um recorte de sacola plástica, por exemplo. Todos os participantes devem estar dentro da água, sendo proibido correr do lado de fora, até mesmo por questão de segurança.

 

O pegador, que não tem rabo, deverá nadar atrás dos participantes tentando roubar um rabo para si. Quando conseguir, ele passa a ser um participante e quem perder o rabo passa a ser o pegador. Uma brincadeira simples, mas que sempre entretém a criançada por um bom tempo.

 

  1. Estátua

Estátua também é uma espécie de pega-pega. No entanto, para que o pegador vença ele precisa “eliminar” todos os participantes transformando-os em estátuas, ao invés de pegar apenas um, o que torna o desafio ainda mais difícil e divertido.

 

Funciona da seguinte forma: quando o pegador encostar em um participante, esse deve ficar parado, feito estátua, com as pernas abertas e, esse participante, só poderá voltar a brincar se algum outro participante conseguir mergulhar por debaixo das pernas dele e salvar sua vida. Sendo assim, cabe ao pegador guardar suas “estátuas” e conseguir pegar os outros participantes.

 

  1. Marco-polo

polo-marco

Quem nunca brincou de marco-polo ou gato-mia, não é mesmo?! E essa brincadeira divertida também pode ser feita dentro da piscina. As regras são as seguintes: o pegador deve ficar os olhos fechados ou vendados no centro da piscina, enquanto os outros jogadores de posicionam. Quando for dada a largada, o pegador precisa procurar e tentar pegar alguém e, quando conseguir, deve dizer “marco” e a pessoa pega responder “polo”. Se o pegador adivinhar quem é, a outra pessoa perde e se torna pegadora.

 

Todos os participantes devem se manter dentro da piscina no início da brincadeira, podendo mergulhar para desviar do pegador. Durante a brincadeira é possível sair da água para se esquivar, no entanto essa estratégia pode ser arriscada, pois se o pegador perceber poderá gritar “peixinho fora da água”, e assim, quem estiver fora se torna o novo pegador.

 

  1. Encha o balde (com copo plástico)

Para essa competição será preciso duas equipes, com o mesmo número de participantes cada uma. Coloque um balde do lado de fora em uma extremidade da piscina e os participantes devem se posicionar, também fora da piscina, do outro lado em forma de fila.

 

Quando for dada a largada, o primeiro participante de cada equipe deve mergulhar com um copo plástico na boca, atravessar a piscina e colocar a água colhida no balde, sem utilizar as mãos. O próximo competidor só deverá entrar na água, quando o primeiro voltar nadando e bater na mão do colega. Vence a equipe que encher o balde mais rápido.

 

  1. Encha a garrafa (com esponja)

Essa brincadeira é bem parecida com a anterior, mas ao invés de usar um balde você vai precisar de uma garrafa e ao invés do copo uma esponja. As duas equipes devem ter esponjas iguais e no mesmo tamanho, para não ser injusto. Deixe as garrafas em uma extremidade e os participantes ficam do outro lado, fora da água posicionados para a largada, já com a esponja na mão.

 

Os participantes devem mergulhar com a esponja na mão, nadar até o outro lado e espremer a esponja na boca da garrafa afim de enche-la. A equipe que finalizar primeiro vence!

 

  1. Quem se veste mais rápido

Mais uma competição superdivertida para gincanas na piscina. A brincadeira do “quem se veste mais rápido” funciona da seguinte forma. Divida o pessoal em duas equipes e jogue duas camisetas e duas bermudas dentro da água. Forme uma fila, para determinar a ordem dos participantes de cada equipe fora da piscina.

 

Quando for dada a largada, os primeiros participantes devem mergulhar e vestir as peças de roupa dentro da piscina e mergulhar até a outra extremidade. Ao sair da água, devem tirar as peças, joga-las de volta no centro da piscina e depois correr até o próximo participante e bater na mão dele para que possa entrar na água. Vence a equipe que terminar mais rápido.

 

  1. Rio de piranhas

Nesse rio os participantes devem tomar cuidado para não ser pego pelas piranhas. Mas calma, não são de verdade! As piranhas são representadas por bolas dentro da água. Os participantes devem dar as mãos, formando um grande círculo e colocar as bolas no centro (a quantidade de bolas varia de acordo com o número de participantes, podendo ser de uma a três).

 

Se a bola encostar em você, significa que você foi mordido pela piranha e, por tanto, está fora da brincadeira. Conforme os participantes vão saindo, menor fica o círculo e mais difícil é se esquivar da bola. Vence o último que restar.

 

Cuidados Gerais

Para garantir a diversão o tempo todo, alguns cuidados devem ser tomados, tanto por crianças quanto por adultos. O primeiro e mais importante é o uso do protetor solar, pois ao brincar na água e não ver as horas passar a queimadura pode ser séria. Não esqueça também de parar de vez em quando para beber água e manter o corpo hidratado.

 

Durante as brincadeiras, cuidado ao correr em volta da piscina. Com o piso molhado é fácil escorregar e o acidente pode ser grave, por isso é melhor evitar. Tome cuidado também ao pular na piscina e fazer saltos perigosos, principalmente se tiver crianças dentro da água.

E sempre mantenha a água de sua piscina tratada e cristalina. Como sabemos do trabalho que dá manter a água assim com o tratamento tradicional e manual ( CLORO ), aproveite para conhecer o Ionizador Pure Water, um tratamento automático que elimina produtos químicos de sua piscina e com isso lhe dará muito mais tempo para aproveitar a piscina com a sua família.

 

Aproveite o verão de forma saudável e sua diversão estará garantida!

Leave a Reply

Your email address will not be published.