Ionizador x Ozonizador

ion_ozonio

Vamos aos fatos:

O Ozônio tem seu valor para algumas aplicações, mas para tratamento de piscinas a Ionização é muitíssimo melhor. ( veja por que abaixo )

Fato 1 – A ionização foi usada pela NASA ( Agência Espacial Americana ) para tratar a água que os astronautas iriam beber.
Fato 2 – A ionização adiciona íons á água que permanecem ativos protegendo toda a água independente da bomba da piscina permanecer ligada. Chamamos isto de efeito residual. A água permanece sempre protegida. Com ozônio a água é desinfetada exclusivamente quando esta passando pelo equipamento e só enquanto o equipamento e a bomba de filtragem permanecer ligados. O ozônio não tem efeito residual.
Fato 3 – O equipamento para tratamento por ionização consome muitíssimo menos energia que o equipamento para tratamento por ozônio. É o mais difundido nos Estados Unidos
Fato 4 – O cobre é essencial ao corpo humano e todos os complexos vitamínicos contem cobre. Nenhum complexo vitamínico contem ozônio.
Fato 5– O cobre esta presente na maioria dos alimentos . Nenhum alimento tem ozônio.
Fato 6 – Praticamente toda tubulação de água quente do mundo é de cobre. Em hotéis cinco estrelas do mundo todos os talheres e as jarras são de prata. Os filtros de barro (inclusive o famoso filtro Salus aquele da Vovó) têm prata no revestimento interno para evitar bactérias.
Fato 7 – O nível de cobre e prata para tratamento de água de piscinas é menos da metade do máximo estabelecido para água potável, ou seja, não proporciona nenhum risco a saúde, pelo contrário, faz com que a água da sua piscina fique muito mais saudável. Nos equipamentos Pure Water os níveis recomendado são respectivamente cerca de 400 ppb para o cobre e 40ppb para a prata. (The United States dictate a maximum value of 1 mg/L of copper (1000ppb) and a maximum value of 0,1 mg/L of silver (100 ppb) – EPA, National Secundary Drinking Water regulations, 2002 )
Fato 8 – Sobre corrosão por ozônio, o assunto foi publicado por um fabricante de equipamentos profissionais de ozônio.
O ozônio oxida metais (com exceção do ouro, platina e irídio)
“ozônio reage com a maioria dos metais e ataca outras substâncias como anéis de vedação, selos mecânicos, borrachas, partes metálicas, etc. que estão nas máquinas. Quanto maior o residual, maiores serão os danos e menor será o intervalo de reposição destas partes.”

O que é ozonizador para piscinas

Ozonizador para piscina é um equipamento que realiza o tratamento com gás ozônio O³ (oxigênio trivalente altamente oxidante) que é produzido automaticamente e diluído na água. O gás ozônio tem cheiro e não é recomendado ter contato direto com a pele. É instável e permanece na água por pouco tempo.

Com o Ozonizador para piscina a água só é tratada quando está passando pelo equipamento e só enquanto o equipamento e a bomba de filtragem permanecer ligados. O ozônio é um poderoso oxidante mas para tratamento de água de piscinas possui a desvantagem de não ter efeito residual ativo que garanta proteção da água contra contaminação nos períodos em que o equipamento permanecer desligado.

RESUMINDO…

ionizador_piscinaOZONIZAÇÃO: Tratamento com gás ozônio (oxigênio trivalente altamente oxidante) que é produzido automaticamente e diluído na água. Tem cheiro e não é recomendado ter contato direto com a pele. É instável e permanece na água por pouco tempo. Só mantém a água protegida de contaminação enquanto está sendo produzido (recirculação / equipamento ligado). Não tem residual ativo que garanta proteção da água contra contaminação nos períodos em que o equipamento permanecer desligado.
IONIZAÇÃO* PURE WATER: Tratamento automático por íons metálicos de cobre e prata em que durante o processo de recirculação os íons são produzidos e lançados na água. Não tem cheiro nem gosto na água. O tratamento por íons mantém residual ativo que protege a água de contaminação durante os períodos em que a recirculação esta desligada. O Cobre combate as algas e a Prata elimina fungos, bactérias e vírus. Os íons são estáveis e não são dissipados mesmo em piscinas aquecidas ou dias de sol intenso.(*Tratamento para água potável desenvolvido pela NASA)