Como escolher o melhor tipo de piscina para sua casa

O verão está cada vez mais intenso no nosso país e nada melhor do que uma piscina para suportar as altas temperaturas. Que tal ter uma em casa, onde possa receber os amigos ou simplesmente passar bons momentos com a família? Essa é uma ótima ideia e você pode aproveitar o fim da estação para começar a planejar a sua.

Para começar seu projeto é importante ter algumas informações, como custo, manutenção, tipo do terreno, tamanho, profundidade e durabilidade. Nesse artigo você irá conhecer os tipos de piscinas mais comuns, suas características e tudo o que precisa saber para construir uma linda piscina na área externa da sua casa.

A primeira coisa que deve fazer é verificar se o espaço que tem disponível na sua residência é apropriado para essa construção. Por isso, você precisará de um bom projeto de arquitetura ou engenharia, que irá indicar as melhores e mais seguras formas de realizar a obra. Feito isso, ficará muito mais fácil escolher entre os vários tipos de piscinas disponíveis no mercado.

Veja abaixo os modelos mais procurados pelos brasileiros e informações sobre tamanhos e manutenção.

Alvenaria (Concreto)

As piscinas de alvenaria, também conhecidas como de concreto, já foram mais populares, mas têm perdido espaço nos últimos anos por ser uma das mais caras e demoradas para construção. Apesar disso, elas ainda são as mais duradouras, cerca de 30 anos, além de ter grande resistência mecânica.

Elas também oferecem várias opções de tamanho, forma e profundidade, já que são construídas de acordo com o projeto criado. Você ainda pode escolher o tipo de revestimento levando em consideração a beleza e a higiene e a praticidade para limpeza. Os revestimentos mais comuns são os azulejos e as sofisticadas pastilhas de vidro. Vale alertar para o risco de o azulejo quebrar, o que pode causar acidentes, além de, talvez, ser difícil encontrar o mesmo modelo para reparo.

Esse tipo de piscina exige muito cuidado com a manutenção e limpeza, pois se a água ficar sem tratamento e o rejuntamento escurecer ela ficará com aspecto sujo e desagradável.

foto1

Fibra de Vidro

Apesar de existir menos opções de tamanhos e formatos, por serem pré-fabricadas, foi esse estilo de piscina que abriu as portas para que muita gente pudesse realizar o sonho que antes era acessível apenas para quem tinha uma situação financeira muito privilegiada. As piscinas de fibra de vidro têm grandes vantagens como longas garantias e ser de fácil instalação.

Elas são muito resistentes a vazamento e de fácil limpeza, pois têm a superfície lisa evitando assim o acúmulo de fungos e bactérias. Mas para que ela fique intacta por muitos anos é preciso ter atenção com a manutenção. Se os cuidados necessários não forem seguidos corretamente a superfície pode criar bolhas.

Um detalhe muito importante a se observar é a atenção na hora de comprar e contratar o serviço de instalação. Como dissemos anteriormente, esse é um estilo pré-fabricado, por isso os responsáveis pela instalação devem verificar se é possível chegar com a piscina até o local desejado, ou seja, se não há construções ao redor que causem empecilhos. Além de existir muita ineficiência e descaso na instalação. Não basta colocar a piscina no buraco. Deve ser realizado um estudo de instalação para que a duração seja realmente eficaz.

foto2

Vinil
Esse estilo tem se tornado um dos queridinhos dos amantes de piscina, pois ele oferece todas as vantagens das anteriores, como a beleza das piscinas de alvenaria e sem risco de vazamento como as de fibra de vidro, além de ter um custo ótimo.

Diferente das de Fibra de Vidro, as piscinas de vinil são ideais para quem quer versatilidade nos formatos e profundidade, pois são construídas com paredes de bloco de concreto e revestidas com material vinílico. O vinil tem uma duração estimada de mais de 10 anos. A baixa resistência já foi motivo de grande desvantagem, mas já existem novas tecnologias que tornaram o material muito mais duradouro.

Neste caso há apenas duas importantes observações, o vinil não resiste a objetos cortantes e na hora de encher a piscina você precisará contratar um caminhão pipa para que não cause rugas na superfície.

foto3

Vidro
Para quem deseja uma experiência totalmente nova e sofisticada, a piscina de vidro é a escolha correta. Mas prepare o bolso, porque essa é também uma das opções mais caras disponíveis no mercado. A começar pelo projeto, que deve ser minunciosamente feito nos termos de segurança.

O terreno deve estar preparado para a chegada do vidro, com quadros de aço inox nivelados e totalmente planos, para não existir o risco de o vidro quebrar no momento de encher a piscina. Mesmo assim os engenheiros garantem ser totalmente seguro e indicam os vidros laminados múltiplos, que são compostos por várias camadas de vidro e material plástico altamente flexível.

A principal vantagem da piscina de vidro é o valor decorativo. Ela certamente irá agregar ao imóvel, deixar sua casa com um ar muito sofisticado, além de permitir uma iluminação, com luzes de LED, resultando em um efeito sem igual.

foto4
Agora que você já conhece os tipos de piscina disponíveis no mercado, pense bem sobre o formato e a profundidade. Se você tiver, por exemplo, crianças em casa, vale pesquisar sobre normas de segurança ao criar uma área mais rasa. O ideal seria ter uma piscina exclusiva para os baixinhos.

Pensando em você
Outro item relevante é o tempo que o proprietário tem disponível para manutenção. O ideal seria zero de manutenção. Mas, infelizmente, manter uma piscina limpa e segura para os banhistas requer atenção. Caso contrário, o motivo de lazer e diversão pode se tornar um pesadelo, demandando muito tempo e dinheiro.
Pensando nisso, a Pure Water desenvolveu o IONIZADOR Pure Water – um produto simples e prático com tecnologia da NASA. A utilização de ions de cobre e prata não agride os usuários, é saudável e ecologicamente correto. Além disso, é automático, reduzindo a mão de obra consideravelmente e provando ser muito econômico comparado a outros tratamentos automáticos.
Para piscinas residenciais, o IONIZADOR Pure Water constitui um painel de comando e uma cuba de ionização. O equipamento comanda a bomba para ligar e desligar de acordo com a programação do timer. O painel possui luzes que indicam quando o equipamento está ligado, funcionando ou se possui algum problema que precisa de intervenção.
O resultado é uma água cristalina e saudável, livre da agressão de produtos químicos, para que você gaste seu tempo disfrutando da vida ao lado de quem você ama, sua família e amigos, e não cuidando da piscina! Só depende de você!
E não esqueça de fazer com que a piscina entre em harmonia com o restante do ambiente, aposte na decoração da área do entorno ao invés de apenas abrir um buraco no chão do seu quintal. Com um bom planejamento seu próximo verão será inesquecível.

Leave a Reply

Your email address will not be published.