Como diagnosticar e remover manchas da piscina

As manchas nas paredes e no chão da piscina podem ser causadas pela presença de metais na água, ou por restos de materiais orgânicos. Para determinar a fonte do problema é preciso identificar a cor da mancha.

Passos

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-1

1

 Tente identificar o óbvio, se as manchas no piso da piscina estão sendo causadas por algo orgânico (como folhas). Se houver manchas com coloração acobreada na parede da piscina, abaixo da escada, a fonte é provavelmente um metal e você deve examinar a escada para ver se não há nenhuma corrosão.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-1 (1)

2

 Remova da superfície da piscina as manchas causadas por materiais orgânicos. Manchas de cor marrom esverdeado estão tipicamente relacionadas a algo orgânico (folhas que ficam no chão durante o inverno), ou um crescimento de algas. Um simples tratamento de choque e a limpeza com uma escova de cerdas rígidas podem remover rapidamente estas manchas. Você também pode tentar um dos diversos produtos químicos a base de enzimas disponíveis no mercado. Todas as enzimas naturais para piscina irão acabar com o material orgânico, removendo a mancha da piscina com pouca, ou quase nenhuma limpeza ou uso de produtos químicos abrasivos.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-3

3

 Manchas de um marrom avermelhado ou de cores muito escuras estão geralmente relacionadas a metais na água da sua piscina. Os metais que normalmente causam manchas são o ferro, o manganês e o cobre. O cobre resultará em manchas azuis, verdes ou escuras (pretas). O ferro resultará em manchas de cor acobreada ou verdes/amarronzadas e o manganês causará manchas marrom escuro/pretas ou roxas.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-4

4

 Se você acredita que a mancha tem relação com um metal, ou se as sugestões acima para as manchas orgânicas não clarearem ou melhorarem a mancha, você deve comprar um produto natural para piscinas a base de ácido ascórbico ou ácido difosfônico. Quando aplicados diretamente na mancha, estes poderosos produtos irão remover quase que instantaneamente a mancha da superfície da piscina.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-5

5

 Tome medidas para prevenir que a mancha volte. Tire uma amostra da água da piscina e leve para testar os níveis de metais, e caso encha sua piscina com outra água que não seja “potável”, você também deve testar esta água. Os metais podem estar ocorrendo naturalmente e podem estar sendo adicionados em sua piscina ao enchê-la, ou podem ser introduzidos na piscina através da corrosão do equipamento da piscina, ou do encanamento da mesma.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-6

6

 Se você determinar que o problema está na água, drene a piscina até 1/4 ou 1/2 e encha novamente com água purificada. Use a água por 48 horas e teste-a novamente. Se ainda houver uma alta concentração de metais, repita o processo.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-7

7

 Se a água da piscina passar no teste, os metais estão sendo introduzidos em sua piscina por conta da corrosão. Você deve testar o nível de sólidos dissolvidos totais (SDT) da água da sua piscina, bem como os níveis de pH e alcalinidade. Se qualquer um destes três pontos não estiver nos conformes, a água da sua piscina pode corroer e liberar os metais da superfície da piscina ou dos equipamentos da mesma.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-8

8

 Se você acabar usando um produto de remoção de manchas, o cloro terá que ficar abaixo de 1PPM para não entrar em conflito com o produto de remoção de manchas.

 

670px-diagnose-and-remove-any-swimming-pool-stain-step-9

9

 Depois de usar o produto de remoção de manchas, certifique-se de dar um tratamento de choque na piscina para que obter um nível mínimo de cloro, que impedirá o esverdeamento da água.

 

Dicas

  • – Teste o pH e a alcalinidade da piscina semanalmente e o nível de SDT da água mensalmente ou a cada três meses.
  • – APÓS TRATAR AS MANCHAS CAUSADAS POR METAIS USANDO O ÁCIDO ASCÓRBICO, A PISCINA TAMBÉM DEVE SER – TRATADA COM UM AGENTE SEPARADOR DE METAIS.
  • – Os donos de piscinas de plástico devem prestar bastante atenção ao pH, alcalinidade e nível de SDT da piscina.
  • – O ácido ascórbico pode remover as manchas. Tente usar comprimidos mastigáveis de vitamina C. Coloque eles em um pilão, soque-os bem e coloque o pó diretamente na mancha. Você precisará escovar um pouco, mas o ácido solta boa parte da mancha em um curto período de tempo. Há muitos produtos disponíveis que podem servir para você.

Avisos

  • – Se você tiver um aquecedor em sua piscina e encontrar manchas de cobre ou quantidades excessivas de cobre em sua água ao testá-la, faça um teste imediato dos níveis de pH e alcalinidade da piscina e mantenha-os adequados. O encanamento dentro do aquecedor da piscina é feito de cobre. Se os níveis de pH e alcalinidade da piscina não forem mantidos dentro do esperado, este encanamento irá corroer rapidamente e liberará cobre na água da piscina, causando manchas e destruindo rapidamente o aquecedor.

Imagens e texto créditos a http://pt.wikihow.com/Diagnosticar-e-Remover-Manchas-da-Piscina