Cobre é essencial para o coração e prevenção do câncer

Por Frank Murry , editor contribuinte, em Fevereiro de 1989.

Necessário não apenas para uma boa aparência, mas também para os nervos e a saúde cardiovascular, o cobre deveria ser obrigatório para todos os homens e mulheres.

Sem o cobre, os nervos brigariam como cordas em uma torradeira, afirma Sharon Faelten em O Livro Completo de Minerais para Saúde – “O cobre ajuda a fortalecer a bainha de mielina que envolve cada uma das milhões de fibras nervosas do nosso corpo, acalma os nervos e aliviar o stress que das fibras nervosas dependem.

O cobre também constrói proteínas que fortalecem e flexibilizam as paredes dos vasos sanguíneos para comportar sangue que nelas corre provenientes das nossas veias e artérias.

O cobre ativa uma série de enzimas importantes para dar energia ao metabolismo. E parece compartilhar alguns poderes anti-inflamatórios do zinco, ampliando o papel deste mineral na cura. A percepção do paladar também pode ser parcialmente influenciada pelo cobre.

O cobre mineral também ajuda a prevenir a anemia, defeitos nos ossos e esqueleto, degeneração do sistema nervoso, defeitos na cor e na estrutura capilar, problemas nos sistemas cardiovasculares e reprodutivos, afirma Audrey H. Ensminger na Enciclopédia Comidas & Nutrição.

O cobre é o mineral principal em uma enzima especial chamada Lisil Oxidase, que entrelaça as resistentes fibras de colágeno e elastina, duas proteínas de tecido conjuntivo presentes no corpo. Uma combinação de colágeno e elastina é essencial para tecidos como tendões e vasos sanguíneos, que devem ser fortes e flexíveis. Na aorta e outras principais artérias coronárias, o colágeno fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, enquanto a elastina proporciona elasticidade. “Uma dieta sem cobre pode causar hemorragia grave o suficiente para causar a morte”, afirma Faelton. “Isto não é provável, no entanto. A pergunta principal é: existe a possibilidade de veias e artérias coronárias, particularmente a aorta, conseguir sobreviver por pequenos períodos com baixo índice de cobre, sem causar danos graves? Ou se recuperarem? “Edward D. Harris , Ph.D., professor de bioquímica na Texas A & M University College Station, estudou que a deficiência de cobre durante os primeiros estágios de crescimento poderia deixar o corpo mais suscetível a vasos sanguíneos danificados no final vida. “É razoável recear que a lisil oxidase funcione continuamente no desenvolvimento inicial da aorta”, afirma Harris. “A (breve pausa) da atividade durante o desenvolvimento pode dar origem, a uma estrutura de proteína para adultos com deficiências intrínsecas por toda parte, por exemplo, um pedreiro que, na construção de uma parede, omite certos tijolos, deixando lacunas na parede.”

Dr. Harris adicionou que estes pontos fracos, obviamente, são vulneráveis ​​à ruptura, o que poderia levar a problemas cardíacos. Em um Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os pesquisadores do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana, em Grand Forks, ND, relatou que as mulheres que são deficientes em cobre e ferro são mais propensas a ter problemas para dormir.

Com base na pesquisa do USDA, James Penland , Ph.D., do Serviço de Pesquisa Agrícola do departamento, disse que há muitas razões para insônia, mas que o consumo inadequado de certos minerais essenciais, especialmente de cobre, por um longo período pode ser um fator contribuinte.

Em um estudo sobre o cobre, 11 mulheres receberam apenas 0,8 miligramas (mg) de cobre por dia – menos da metade dos 2 a 3 mg por dia considerado adequado – elas dormiram por um longo período de tempo, mas tinham dificuldade para começar a dormir e despertaram sentindo-se menos descansadas do que quando tinham as 2 mg adicionais por dia, afirma o Dr. Penland.

De acordo com suas 1.985 formas de consumo alimentar da USDA, a média de ingestão de cobre para mulheres com idades entre 19 a 50 anos, é a metade da quantidade atualmente considerada adequada.

Dos sete elementos estudados, o cobre, o ferro e o alumínio, afetam mais severamente os padrões de sono, Dr. Penland acrescentou. Ao reduzir a ingestão diária de cobre ou ferro, os voluntários relataram mais tempo dormindo, porém com o sono menos repousante, mais leve.

De acordo com John Sorenson, médico na Trace Elements – Análise de Cabelo e Nutrição, quelatos de cobre e seus complexos são agentes potentes contra úlcera. “Além da deficiência de cobre localizada no revestimento do estômago, verificou-se que pacientes com úlcera, possui em média de 23% menos cobre no corpo.

Em outros testes no Research Center Nutricion Human (Centro de Pesquisa de Nutrição Humana), pesquisadores descobriram ainda que uma deficiência leve de cobre pode elevar a pressão arterial, especialmente quando um indivíduo está estressado. Durante outro teste no mesmo Centro, selecionaram oito mulheres jovens e saudáveis ​​que estavam recebendo apenas 0,6 a 0,7 mg de cobre por dia, durante três meses, o resultado foi um aumento acima do normal da pressão sistólica e um aumento substancial na pressão diastólica.

Em outro estudo no Centro, determinou-se que uma deficiência de cobre no corpo, reduz a circulação de ferro em ratos machos e fêmeas, mas não houve um efeito maior sobre a hemoglobina dos machos e outro indicador clínico do estado de ferro chamado hematócrito.

O cobre é tão importante quanto cálcio e zinco para a formação óssea, a integridade das células vermelhas do sangue, da pele e das funções imunitárias, as funções do sistema nervoso e a conversão de betacaroteno em vitamina A, afirmou o médico Gershon Lesser no Growing Younger.

“Sem um fornecimento adequado de cobre, a pele torna-se frágil, vai rachar facilmente e cicatrizar lentamente, os ossos vão fraturar facilmente, os vasos sanguíneos podem vazar ou até mesmo explodir e causar um aneurisma”, explicou Dr. Lesser.

O cobre também pode desempenhar um papel importante na prevenção do câncer, disse Patrick Quillin , Ph.D., RD , em “Sem e suprimento adequado de cobre , a pele torna-se frágil , vai quebrar facilmente e curar -se lentamente ; ossos podem fraturar , os vasos sanguíneos podem vazar ou explodir. ” – Dr. Gershon – Lesser Healing Nutrients.

O cobre também pode desempenhar um papel importante na prevenção do câncer, afirma Patrick Quilin, Ph.D.  R.D. em Healing Nutrients (Curando com nutrientes).

O cobre é ligado ao sangue na forma de ceruloplasmina, que é um dos antioxidantes mais importantes na corrente sanguínea, afirma Dr. Quilin.

“Ceruloplasmina, atua para manter o ferro da hemoglobina a partir de ferrugem; a oxidação da hemoglobina poderia criar radicais livres (química potencialmente nociva circulando), que poderia instigar o crescimento anormal, tal como câncer. O cobre e o zinco estão envolvidos em uma enzima crucial anti câncer chamada Superóxido Dismutase (SOD). Existem diversos tipos de enzimas contendo SOD com diferentes minerais. SOD e ceruloplasmina agem como “extintores de fogo” em todo corpo, reprimindo os radicais livres podendo ser o início de estranhos crescimentos”.

Dr. Quilin adicionou que a deficiência de cobre em animais de laboratório reduz os anticorpos disponíveis para combater infecções. Quando os animais estão infectados com bactérias graves, a taxa de mortalidade é consideravelmente mais alta quando estão com deficiência de cobre no organismo.

Boas fontes de cobre incluem mariscos, fígado, cerejas, nozes, cereais integrais, ovos, aves e feijão. O cobre é essencial para manter saudáveis a pele, ossos e metabolismo. Ele fortalece e protege as artérias, veias e fibras nervosas. Você definitivamente precisa ingerir o suficiente deste mineral na sua dieta diária.

Referências:

1 . Ensminger, Audrey H., Alimentos e Nutrição Enciclopédia. Clovis, na Califórnia: Pegus Press, 1983

2. Faelten, Sharon, O Livro Completo de Minerais para a Saúde . Emaús, Pa.: Rodale Press. 1981.

3. “Os minerais estão Ligados as Dificuldades de Dormir. “The New York Times, 5 de julho, 1988.

4.”Problemas de sono poderia ser fundamental.” Relatório Trimestral de seleção de Pesquisas e Projetos, USDA Serviço de Pesquisa Agropecuária, 1 abril – 30 junho de 1988.

5. Passwater, Richard A., Ph.D. e Cranton , Elmer M., M. D. Trace Elements, Análise do cabelo e Nutrição. New Canaan, Conexão: Keats Publishing Inc. 1983.

6. Relatório Trimestral de Seleção de Pesquisas e Projetos. USDA Serviço de Pesquisa Agropecuária, 1 outubro – 31 dezembro de 1987.

7. Pesquisa de alimentos e nutrição – Notícias Breves, USDA Serviço de Pesquisa Agropecuária, 01 de janeiro – 31 de março de 1987.

8. Lesser , Gérson M., M.D. Growing Younger. Los Angeles , Califórnia : Jeremy P. Tarcher Ind., 1987.