Cachorros podem nadar na piscina?

Algumas raças de cães são excelentes nadadores, já outras não possuem a mesma habilidade e precisam de cuidados.

cachorro-piscina

 

Ter uma piscina em casa pode ser uma diversão para toda a família, inclusive para os pets, que, muitas vezes, adoram buscar os brinquedos dentro da água ou até mesmo nadar junto de seus donos. No entanto, deixar o cachorro entrar na piscina é algo que gera muitas dúvidas, como questões de higiene e de saúde dos animais.

 

No que diz respeito a higiene, não há qualquer tipo de problema que impeça os cães de nadarem na mesma piscina que é utilizada pelos humanos, primeiro porque os animais nunca urinam dentro da água e segundo porque não há qualquer problema ou risco com transmissão de doenças, como por exemplo micoses, entre animais e pessoas.

 

Contudo é fundamental que os donos dos animais consultem um médico veterinário antes de liberar o seu melhor amigo para se exercitar dentro da água. Para exemplificar, animais com problemas de sarna não devem entrar em água clorada ou compartilhar do mesmo banho com humanos. Nesse sentido, é importante que o veterinário cheque as condições de saúde do animal para ter certeza de que ele está apto a nadar. Pense que para frequentar piscinas de condomínios e clubes nós também precisamos passar por exames médicos, com os pets não é diferente.

 

Com a liberação do veterinário, seu animal só tem a ganhar com a natação. Da mesma forma que esse exercício faz bem para a nossa saúde, pode fazer muito bem também para os cães, melhorando e fortalecendo o sistema cardiorrespiratório, fortalecendo a musculatura, inclusive de animais com problemas articulares, além de causar uma sensação de alegria e bem estar e ajudar no gasto de energia.

 

Cuidado nunca é de mais!

cachorro-piscina2

Não é porque seu cão é excelente nadador que você pode se descuidar e deixar a piscina aberta e livre para ele usa-la sempre que quiser. Os cachorros precisam de supervisão assim como as crianças. Imagine se você o deixa sozinho em casa e ele resolve pular na piscina para se refrescar, mas por algum motivo, seja cansaço ou uma cãibra, ele não consegue sair da água e não tem ninguém por perto para ajudá-lo.

 

Para evitar tragédias, acidentes e afogamentos, é fundamental que os donos estejam sempre por perto, observando o animal. Atualmente, é possível encontrar no mercado rampas apropriadas aos pets, que facilitam na hora de sair da água. Além de ajudar o animal, essas rampas dão mais segurança e fazem com que o seu melhor amigo não tenha nenhum trauma ao tentar sair da piscina.

 

Quais raças são excelentes nadadores?

cachorro-piscina3

Alguns cães são nadadores por natureza e já se jogam na água assim que têm a oportunidade. Para esses animais, nadar é prazeroso e divertido e, por isso, os donos raramente enfrentam problemas para ensina-los. Contudo, os especialistas aconselham a acostumar o animal aos poucos, fazendo com que eles brinquem no entorna da piscina, busquem brinquedos e entrem de forma espontânea na água.

Joga-lo de surpresa pode não ser uma boa ideia, tendo em vista que o animal pode se assustar e ficar traumatizado, além de correr o risco de se machucar na queda. Ainda assim, para os cães nadadores, geralmente é algo simples e eles não se assustam tanto com a novidade. Veja abaixo a lista de algumas raças de cachorros que adoram nadar.

 

  1. Cocker Spaniel
  2. Golden Retriever
  3. Labrador Retriever
  4. Duck Tolling Retriever
  5. Chesapeake Bay Retriever
  6. Terra Nova
  7. Poodle
  8. Setter Irlandês
  9. Cão D’água Português
  10. Cão D’água Americano

 

Quais raças não podem nadar?

quais-racas-de-cachorro-nao-sabem-nadar

Por mais que pareça divertido levar o cachorrinho para nadar na piscina, algumas raças têm dificuldade e podem não gostar nada a ideia. São geralmente cachorros pequenos ou com patas curtas e ossos mais pesados. Outras características de cães que não são nadadores é o fato de ser braquiocefálicos e ter o focinho muito curto. Esses pets têm dificuldade em nadar e se afogam com facilidade.

 

Uma alternativa para ajudar na diversão do seu amigo é utilizar coletes salva-vidas especiais para cães, ou optar por piscinas pequenas de brinquedo, onde eles possam se refrescar, mas não precisem nadar. De qualquer forma, a supervisão do animal é sempre fundamental. Nunca deixe-o sozinho na água, mesmo que for rasa. Confira a lista dos cães que não sabem nadar:

 

  1. Bull Terrier
  2. Daschhund
  3. Basset hound
  4. Pequinês
  5. American Staffordshire
  6. Shih-tzus
  7. Pugs
  8. Buldogue Americano
  9. Buldogue Francês
  10. Buldogue Inglês

 

O cloro pode fazer mal ao animal?

O cloro na piscina pode ser nocivo para nós humanos, causando irritações nos olhos e pele, além de enfraquecer as unhas e cabelos e causar outros tipos de problemas para a saúde. Para os animais isso pode ser ainda pior, já que a pele e pelo dos cães são mais sensíveis e suscetíveis aos efeitos do cloro. No entanto, é fundamental que a água da piscina receba tratamento para estar sempre saudável a todos os usuários.

 

Caso sua piscina receba tratamento com cloro, a recomendação dos veterinários, é que o cão receba um banho de água doce e shampoo especial para cachorros, logo após o banho de piscina. É fundamental também que você seque o pelo do animal, para evitar qualquer tipo de problema de pele por conta a umidade.

 

A melhor forma de tratamento para água das piscinas atualmente é o método feito por ionização de cobre e prata.  O sistema desenvolvido pela NASA para tratamento de água potável é o mais moderno e seguro disponível no mercado atualmente. O Ionizador Pure Water funciona de forma automática, liberando a prata para combater os fungos, bactérias e vírus; e o cobre com a função de combater a proliferação de algas e algumas outras bactérias.

 

Além de eficaz e de apresentar o melhor custo benefício entre as opções de tratamento de água de piscina, o Ionizador Pure Water é seguro tanto para a saúde das pessoas que utilizam a piscina, quanto para a saúde dos animais. Dessa forma, você terá a certeza de que sua piscina é segura e saudável para toda a sua família, e isso inclui os animais. Quer saber mais? www.purewater.com.br e bons mergulhos com seu melhor amigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.