Água esterilizada com prata no famoso filtro de barro da vovó

filtro_de_barroA vela esterilizante é composta de elemento filtrante (retém partículas 1000 vezes menores que um fio de cabelo), mais carvão ativado (elimina os sabores e odores desagradáveis, especialmente os vinculados com o cloro), e a prata coloidal (que, através do processo oligodinâmico, os íons de prata eliminam as bactérias) – Obtem-se 99,88% de esterilização da água que pode ser obtida de qualquer fonte.
http://www.meiofiltrante.com.br/materias.asp?action=detalhe&id=351

Blog do Dr. Bactéria Em primeiro lugar temos que mencionar que a vela serve para eliminar materiais suspensos na água (partículas sólidas). Algumas, dependendo de sua constituição, podem ter outras funções. As que têm carvão ativado, por exemplo, podem eliminar cor, cloro e odor. As velas com prata iônica eliminam microorganismos.
http://www.drbacteria.globolog.com.br/archive_2007_07_17_20.html

Como o nitrato de prata ajuda na esterilização da água?
Alguns filtros da Stéfani recebem um revestimento de prata coloidal na parte inferior interna, criando uma dupla proteção contra a passagem de bactérias. Esse revestimento tem função esterilizante e elimina as bactérias presentes na água, tornando-a segura para o consumo.
http://www.ceramicastefani.com.br/modules.php?op=modload&name=FAQ&file=index&myfaq=yes&id_cat=1#5